terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Saúde Emocional


"A vida necessita de pausas"

Sabe quando você está com a sensação de que está fazendo tudo muito rápido, na agitação, na correria?

Pois é, quando você chega a perceber esta sensação é sinal que já tem muito tempo que você está estressado e que, devido a tantas tarefas diárias, nem percebeu que estava entrando no caminho dos doentes emocionais.

Mas não fique apavorado não. Eu mesmo acabei de ter esta sensação e não estou nem um pouco preocupado. E não pense que é porque estou fazendo análise. Nada disso! como você, também não tenho tempo.

Mas, se você está interessado em saber como anda sua saúde emocional, responda para si mesmo uma pergunta essencial: você tem hábitos de vida saudáveis? sim, porque, se eu perguntar se você se considera uma pessoa saudável, naturalmente você responderá que sim, que trabalha todos os dias, sobe e desce escadas, talvez carregue caixas, caminhe até seu local de trabalho, etc.

Não se trata somente disso. Para você estar saudável emocionalmente você precisa estar com suas funções psíquicas equilibradas. Esse desvio pode não ter nenhum sintoma. Isso inclui um bom nível de auto conhecimento, de auto aceitação. O equilíbrio emocional reflete no seu físico e também diretamente no seu convívio familiar.

Estar de bem consigo mesmo, procurando resolver os problemas da melhor forma, enfrentando as situações da vida com bom humor e otimismo, achando soluções criativas para o trabalho, para o lazer, para a cultura... tudo isso é sinal de equilíbrio! tudo isso é um claro sinal de saúde emocional.

Além disso, alimentar-se bem, beber muita água, manter-se no peso adequado, ser ativo, parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas ou beber com moderação respeitando seus limites, e não consumir outros tipos de drogas, são outros sinais de notória saúde emocional.

Ter atitudes seguras, ser honesto, fazer o que você gosta, conversar com as pessoas, conhecer novos lugares, namorar, dormir o suficiente, visitar o seu médico regularmente... isso é saúde emocional.

Talvez você ache tudo isso uma grande besteira, como eu também achava.

Mas olha, isto que você lê é um depoimento de quem estava à beira de um ataque de nervos, trabalhando sem nenhuma pausa, desrespeitando meus próprios limites, arriscando minha própria vida. Sim! não é exagero! é cada vez mais comum pessoas sofrerem ataques cardíacos fulminantes devido a hábitos de vida tão sedentários e a estilos de vida tão agitados.

Além de não fazer bem para sua saúde emocional, não faz bem ao seu físico, não te traz benefícios, não te compraz. Muito pelo contrário, você tende a ficar cada vez mais agitado, achando que tudo deve ser resolvido num átimo, e tende a achar as pessoas cada vez mais lentas, pois você se torna incapaz de reconhecer o limite das outras pessoas e a respeitá-las.

Você fica cego. Nâo enxerga a própria família. Seu mau humor o impede de conduzir certas situações com mais leveza e otimismo.

Pare e pense. Talvez você esteja como eu: correndo demais. Incapaz de ler um bom livro, assistir a um bom filme. Tudo isso leva tempo. E você, com certeza, não pode perder o seu precioso tempo. Aliás, tempo é dinheiro.

Mas aceite essa sugestão. Não leve como conselho. Dê uma pausa a você mesmo. Reavalie seus conceitos. Esqueça que isso é um clichê! O trabalho árduo e exagerado faz você parecer racional demais, pois você pensa cada vez mais juridicamente. Você precisa abandonar um pouco o coletivo e enxergar o indivíduo que existe dentro dessa máquina que está cada vez mais acelerada.

Reserve tempo para ouvir você mesmo e entender seus sentimentos e emoções. Isso o ajudará a crescer também. Recompense a si mesmo pelas suas conquistas. Seu trabalho e sua força de vontade já representam uma grande conquista.

Se você já se encontra num grau elevado de estresse, procure lidar com ele como um aprendizado. Definitivamente: relaxe. Seja um pouco irresponsável. Não te fará mal nenhum, pois, todos precisamos de um descanso. Carlos Drummond escreveu que "a vida necessita de pausas".

Acredite: é o melhor para você. Será o melhor para sua saúde emocional. Toda a natureza será favorável a esta decisão. Sua auto estima, com certeza, agradecerá.

Grande abraço,

Léo (A. Martins)
Técnico de Segurança do Trabalho e da Qualidade
Este texto também foi publicado no periódico "Viva a Vida", do Rotary Gutierrez




Um comentário:

  1. Adorei uns detalhes da foto, rsrsrs...o texto tb é muito interessante, só q precisamos segui-lo.

    ResponderExcluir