sábado, 11 de abril de 2009

Ponto de vista


Honestidade
Faça um teste de sua honestidade clicando no link ao lado.


Aproveitei a Páscoa para trazer à vida alguns conceitos simples que ficaram meio mortos dentro de mim.

Como sinal de íntegro e sincero arrependimento, resolvi testar minha própria lealdade para com o meu próximo e para comigo mesmo, deixando de viver na "Lei de Gérson", ou seja: querer levar vantagem sobre os outros, querer lucrar sobre tudo, só por causa das injustiças do mundo.

Nenhuma ação errônea pode ser justificada sob a alegação de que os políticos roubam, de que os bancam exploram, de que os juros são absurdos, de que os salários são baixos, ou que você se sente em posição desfavorável diante das outras pessoas, etc. Não! nada disso é válido. A verdade é que queremos justificar os nossos erros injustificáveis.

Sinto que minha vida não está condizendo com minhas políticas e meus preceitos. Por isso quero parar de tomar atitudes erradas. Quero resgatar aquela velha pessoa honesta que ficou esquecida desde algum tempo, em algum lugar.

Modificar pequenos gestos estúpidos diários, os mais sutis... fazem a diferença, se querem saber. Pois começam miúdos e vão crescendo, crescendo. Quando a gente assusta está fazendo grandes coisas erradas sem a menor culpa, sem a menor ética. Ficamos amorais.

Primar pela honestidade é primar pela decência, pela honradez, pela lealdade. Palavras sinônimas, e bonitas. Dignidade começa aí. Eu não quero perder minha dignidade, nem trocá-la por pequenas ações indecorosas que me açoitam a partir de uma oportunidade.

Todos nós, algum dia, foi desonesto em algum ponto. Seja com alguém, seja consigo mesmo. Todos nós sentimos culpa por atitudes erradas em algum momento da vida.

Preciso aproveitar momentos como este, da Páscoa, para modificar o modo como estou agindo. Para me arrepender, e tentar viver a vida de uma forma mais correta e sensata.

E assim, quero melhorar meu dia-a-adia, me tornar mais puro, mais digno, mais fraterno, menos egoísta, menos hipócrita.

Aproveite você também a Páscoa. Ainda que você não seja católico, ou evangélico. Aproveite um momento como este, para repensar os seus conceitos, ou trazer à vida aquela pessoa melhor que vivia em você, e que, por alguma razão, você deixou morrer. Faça da Páscoa um pretexto para você se tornar melhor, como eu estou fazendo. Você não vai se arrepender. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário