quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

12 CONSELHOS PARA SE TER UM INFARTO FELIZ

SAÚDE DO CORAÇÃO


1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.
2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.
8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro.
9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.
11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.
12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis. Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.

INFARTO

É a falta de circulação em uma área do músculo cardíaco, cujas células morrem por ficarem sem receber sangue com oxigênio e nutrientes. Segundo Luiz Francisco Ávila, cardiologista do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo, a interrupção do fluxo de sangue para o coração pode acontecer de várias maneiras. "A gordura vai se acumulando nas paredes das coronárias, as artérias que irrigam o próprio coração. Com o tempo, forma placas, impedindo que o sangue flua livremente. Assim, basta um espasmo (provocado pelo estresse) para que a passagem da circulação se feche", diz o médico. Outra possibilidade ocorre quando a placa cresce tanto que obstrui completamente a passagem do sangue. Ou seja, o infarto pode acontecer por entupimento (quando as placas de gordura entopem completamente a artéria, o sangue não passa). Assim, as células no trecho que deixou de ser banhado pela circulação acabam morrendo. Segundo o especialista, o principal sinal é a dor muito forte no peito, que pode se irradiar pelo braço esquerdo e pela região do estômago. "Em primeiro lugar, deve-se correr contra o relógio, procurando um atendimento imediato, pois a área do músculo morta cresce como uma bola de neve com o passar do tempo", alerta Ávila.




Circula pela internet o mito de que os sintomas de ataque cardíaco começam por uma dor intensa no braço esquerdo, dor intensa na queixada. Diz também que 60% das pessoas que tiveram um ataque de coração enquanto dormiam, já não se levantaram.

Mas a verdade é que a dor mais típica num ataque cardíaco é a dor a meio do peito, retro-esternal, que pode ser também uma sensação de peso ou aperto e que, normalmente, é desencadeada por um esforço, como subir escadas ou andar depressa.

Na maioria dos casos, esta dor no meio do peito irradia para o braço esquerdo, mas também pode, por vezes, subir até ao queixo. As náuseas e suores são, também, sintomas comuns, mas, isoladamente, não significam necessariamente que se trata de um ataque cardíaco.


São pouco frequentes os casos de ataque cardíaco durante o sono, porque, normalmente, estes episódios ocorrem na sequência de um esforço. Ainda assim, se ocorrer durante o sono, o mais comum é a pessoa já não voltar a acordar.


Em caso de suspeita de ataque cardíaco, deve:


1. Chamar o 192 (SAMU) ou dirigir-se de imediato a uma urgência hospitalar, porque é nas primeiras horas que ocorrem mais arritmias mortais. A assistência médica atempada é fundamental para, através da administração de anticoagulante, dissolver o trombo (coágulo) que está entupindo a artéria coronária.


2. Tomar (e não dissolver na boca) uma ou meia aspirina (e não duas). O ácido acetilsalicílico presente na aspirina vai diminuir a coagulabilidade do sangue e, por conseguinte, pode atrasar a formação do trombo.


Não há qualquer motivo para não se deitar. Enquanto espera pelo socorro ou é levado para o hospital, pode permanecer na posição que lhe for mais confortável, sentado ou deitado, sem qualquer prejuízo para a evolução do quadro clínico.





A responsabilidade científica desta informação é da revista PREVENIR.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Trabalho Rural

Depoimento
Jornalista Valmir Bononi
Sobre o artigo "Segurança do Trabalho Rural" (postagem do dia 7/1/2009), quero relatar aqui minha experiência como jornalista atuando há oito anos na maior região produtora de açúcar e álcool do mundo: Ribeirão Preto.Muito já se falou sobre esta rica região do estado de São Paulo como exemplo de desenvolvimento e fonte de energia alternativa.Pena que pouco se fale sobre as condições vividas pelos trabalhadores deste setor, peças fundamentais para que esse "modelo" seja alcançado.A cada ano, são milhares que chegam na região vindos principalmente do norte de Minas e dos estados do Nordeste. Trazem pouca bagagem e muitos sonhos, especialmente o de voltar para suas famílias com um pouco mais de dinheiro e em condições de oferecer melhor condição de vida. Infelizmente, muitos chegam e encontram uma realidade bem mais dura do que imaginavam, Alguns nem conseguem voltar. Morrem no meio dos canaviais vítimas do excesso de carga horária embaixo de um sol de 40 graus durante boa parte do ano. Só nos últimos anos foram 21 mortes suspeitas.Não é difícil entender o porque quando se sabe que a maioria desses profissionais é capaz de cortar 15 toneladas de cana num único dia aplicando cerca de 100 mil golpes de facão.E as dificuldades não param por aí. São muitas as denúncias sobre as péssimas condições de moradia oferecidas por algumas usinas. Os chamados "bóias-frias" da cana são obrigados a dividir espaços minúsculos em cubículos onde geralmente são acomodadas até 15 pessoas. Para alguns, o transporte é feito em velhos ônibus ou caminhões que já deveriam ter sido colocados fora de uso, um risco a mais para a vida deles. Na lavoura, os flagrantes de equipamentos inadequados ou até mesmo a falta destes é um só mais um agravante. Por fim, desiludidos com tamanho sacrifício, os mais fracos acabam se entregando ao vício do crack como forma de amenizar as dores ou a fome.Felizmente o Ministério Público e as autoridades trabalhistas têm se mostrado mais presentes contra essa situação vergonhosa. Só no ano passado os grupos de fiscalização efetuaram o resgate de quase seis mil trabalhadores em más condições de trabalho no estado de São Paulo. Vamos torcer e cobrar para que essas ações continuem. E que a região de Ribeirão Preto faça juz à alcunha de "Califórnia Brasileira".
Postagem do moderador:
{Querido Valmir, volte sempre ao Blog SST! adoro sua presença! você será sempre bem vindo!}

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Treinamentos

Galera!

O treinamento de brigada da turma do "Zé Bob" vai acontecer na próxima semana. Pasmem! o treinador é o Sebastian Góis. Mas, da última vez fez tanto sucesso, que até as fotos que foram feitas em outro centro de treinamento foram parar na primeira página do "Viva Saúde", edição de domingo, 4/1. Eis aí o sucesso de nosso trabalho. Tivemos de fazer uma "reedição" do último encarte por causa dessas novidades. Daí a razão pela qual o artigo sobre beneficiamento do minério só será apresentado na edição dia 11/1. Mais uma vez: valeu a pena!

Fiquem com Deus.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Segurança do Trabalho no setor Rural



As atividades rurais apresentam, em diversas fases, riscos que podem ocasionar ao trabalhador problemas de saúde oriundos de manipulação de produtos químicos, tais como os fertilizantes químicos e orgânicos, os corretivos de solo, os adubos químicos, riscos de acidentes, riscos físicos como umidade, intempéries, ruído, entre outros. Os riscos existentes em um local de trabalho podem gerar agravos à integridade física dos trabalhadores. A tecnologia presente hoje permite que possam ser previstas possíveis falhas, além de antecipar os acidentes e doenças.


O trabalho agrícola apresenta riscos ocupacionais com gravidade variável, como a exposição a agrotóxicos, intempéries, desgaste físico, animais peçonhentos, dentre outros.


Riscos Físicos


Ruído, em decorrências das máquinas e equipamentos agrícolas;
Calor, umidade proveniente de atividades a céu aberto ou em galpões e radiações de origem solar.


Riscos Químicos

Dérmico: Contato pela manipulação ou manejo de produtos fitossanitários.
Inalação: vapores orgânicos, névoas ou finas partículas tóxicas através das vias respiratórias. Intoxicação por manipulação de agrotóxicos: boca, olhos, mucosas.
Poeira: decorrente de processos de produção; beneficiamento de alimentos; partículas finas decorrentes de processos de moagem, trituração;

Os efeitos de agentes caracterizados como riscos químicos no organismo podem ser inertes, alérgicos ou tóxicos, desde uma simples alergia, bronquite ou um resfriado até doenças fatais como, no caso de cortadores de cana, a bagaçose. O efeito causado pela exposição a esses agentes dependerá diretamente da constituição química das partículas presentes somada à quantidade presente no ambiente e o tempo de exposição.

Riscos Biológicos

Os riscos biológicos se relacionam com os microorganismos que podem agredir a saúde e a integridade física de trabalhadores que exercem suas atividades laborais. Em termos de trabalho rural, é importante considerar os agentes biológicos com alta probabilidade de transmissão de doenças como dengue, leptospirose ou doenças virais. Na pecuária, trabalhos laborativos como abatedores de gado, onde o trabalhador tem contato direto com vísceras de animas e manipulação de carnes; sujeito a microorganismos invisíveis; criatórios de porcos, entre outros.

Riscos Ergonômicos

A ergonomia é a ciência que estuda a adaptação do meio produtivo ao trabalhador, proporcionando, assim, que o ambiente de trabalho esteja cada vez próximo da realidade humana, minimizando os distúrbios funcionais no organismo do trabalhador. Assim, riscos ergonômicos podem ser identificados a partir da análise integral da tarefa, contemplando as fases de execução, ciclos de trabalho, trabalhos repetitivos, força física extrema, carga de trabalho e descanso (caso seja necessário) e riscos em cada ponto da atividade.

Acidentes

O trabalhador rural também está protegido pela legislação de segurança, e há uma norma regulamentadora que rege preceitos para as atividades rurais, que é a NR-31. Está exposto a riscos de acidentes, tais como acidentes com objetos cortantes, ocasionados por instrumentos e equipamentos de trabalho, acidentes causados por plantas nocivas, ou vegetação agressiva (cana-de-açúcar) contato com animais peçonhentos, contato e criação de animais ou insetos que possam causar lesões ou ferimentos por mordidas e picadas; acidentes de trajeto por uso impróprio de transporte de pessoas.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Novas Fotos do treinamento

Pessoal,
Atendendo a pedidos vou disponibilizar mais fotos do treinamento de brigada, que aconteceu no último dia 30/12.
Clique nas fotos para vê-las ampliadas.
Esta é a casa da fumaça.
Aprender a respirar e a enxergar dentro dela não é uma tarefa muito fácil. Mesmo porque, a cada instante a fumaça vai ficando mais densa, e o desespero do brigadisda aumenta proporcionalmente. Controlar o pânico é um exercício que o brigadista aprende durante o treinamento, pois com certeza, em situações como esta, pânico e fobia são comuns entre as pessoas que não estão treinadas. O brigadista precisa ter o perfil ideal para lidar com situações críticas como esta e para trabalhar psicologicamente com as pessoas, com o intuito de acalmá-las. Para isso, tranquilidade e temperância são dois dos quesitos essenciais exigidos.


Brigasdistas salvam as vítimas de cima da casa de incêndio e passam por dentro dela para retirá-las. Momentos críticos!


Vazamento de gás. Começou assim, e todos demos um passo para trás. O calor era muito.


Brigadistas em ação!


Quem passa pela casa aprende a lidar com o medo. Todos nós temos nossos medos. Aprender a controlá-los é fundamental para quem quer ser lider.


Esta é a casa da fumaça em plena atividade.

Extintores de pó químico seco (PQS) e CO2 não são indicados para apagar incêndios em líquidos inflamáveis ou gases, mas resfriam (e também fazem a maior bagunça!).


Quatro socorristas são o ideal, mas nem sempre é possível contar com todos. Agilidade e eficácia são outros fatores extremamente importantes quanto o assunto é salvar vidas.


Atendimento à vítima e primeiros socorros: outro grande desafio para os brigadistas

Casa da Fumaça e Casa de Incêndio

Local do Treinamento: Radical Center

A Radical Center é um excelente centro institucional que atua no ramo de prestação de serviços como Treinamentos de Brigada de Incêndio, Primeiros Socorros, Trabalhos em Altura e em espaços confinados, para pessoas físicas, jurídicas, bombeiros civis e voluntários. Trabalha em consonância com as Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) nº 14276 - Programa de brigada de incêndio; - NBR 14277 - Campo para treinamento de combate a incêndio; - NR 23, da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho - Proteção Contra Incêndio para Locais de Trabalho. Além disso, possui uma grande infra-estrutura, sendo o prédio amarelo com sala de aula, vestiários, escritório, sala de reunião, cozinha com churrasqueira e área coberta. O prédio azul, com sala de aula, vestiários, cozinha com fogão à lenha e áreas de confraternização; pista de treinamentos, pracinhas, tanque de decantação e torres de salvamento em altura. Os treinadores são bombeiros altamente capacitados para realização das atividades, parceiros com altíssimo nível de conhecimento, prontos a tornar meros civis (como eu) em pessoas habilitadas a ser brigadistas, socorristas e etc. Acessem o site e saibam mais detalhes: http://www.radicalcenter.com.br/ .