terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Dia de Treinamento: as fotos!

Clique nas fotos para vê-las ampliadas.
Valeu a pena!
Eu e o SGT Ailson

Momento em que fui retirado de dentro da casa. Engoli muita fumaça! Ser vítima é osso!


Pareço bem?
Achamos refúgio em cima da casa. Infelizmente não foi tão seguro! eu e mais três vítimas ficamos aguardando os brigadistas por longo tempo. Quando estes chegaram, a casa já estava tomada e passar por dentro dela foi um grande desafio.
(Se fosse verdade, não sei se minha reação teria sido a mesma.)


Esta vítima realmente parece que sofreu traumas. Algumas fotos ficaram muito reais. Afinal, era real.


Linhas de combate de incêndio: uma dá apoio e cobertura, com resfriamento sobre o local e sobre os brigadistas, a outra combate diretamente o fogo, com jatos que podem ser sólidos ou não

A turma reunida!
O treinamento teve duração de 20 horas, contando teoria e prática. Foram 2 dias de muita informação e muito trabalho árduo. A equipe pertence a uma empresa metalúrgica (exceto eu, claro), e o instrutor é o STG Ailson (na foto, o de macacão laranja)


Primeiros socorros!
A equipe se empenhou. Realmente houve solidariedade no meio da imperfeição da aprendizagem!


Homens exaustos pela fumaça e pelo fogo! Mas ainda não havia terminado, e era preciso ir até o fim!

Este foi um dos momentos da "rendição". Os dois combatentes cedem lugar à outra equipe, que assume também em dupla


Asfixia: a fumaça era intensa


Honestamente, eu achei que nunca iria sair da casa de incêndio!

Eu e o meu companheiro fomos as vítimas da casa de incêndio. Engoli muita fumaça e bebi muita água também! a casa estava muito escura e a escada perigosa. Havia muita fumaça e muito fogo. Houve alguém que passou mal e não aguentou completar algumas operações


Vazamento de gás. Tínhamos de desligar a válvula, e para isso tivemos de rastejar sob a cortina de água que era feita pelo instrutor Ailson. Detalhe: a lona era escorregadia e nossa habilidade era pouca...


Veja a altura das chamas!


Princípio de incêndio?
Para apagar incêndios originados de gás ou líquido inflamável, é necessário usar extintor de pó químico (PQS) ou Dióxido de carbono (CO2). Acontece que quando chegou minha vez de apagar pareceu que as labaredas estavam maiores. E, para completar, o extintor acabou sua carga, fazendo com que as labaredas, gentilmente alcançassem meus cílios e os pelos dos meus braços. Fiquei sapecado. Não bastasse, eu e meu companheiro tivemos de repetir o combate, pois o fogo não havia apagado! e o desconforto nos pés era grande por causa das águas.

Ah, tá achando que é fácil enrolar? pega e enrola!

Pronto para combater o incêndio?
Para chegar até este ponto muitas águas rolaram. Esta foi uma das etapas mais intensas. Eu e meu companheiro com que fiz dupla fomos um dos mais desajustados. Isso por culpa minha. Na hora do apavoramento todos os procedimentos ditados pelo instrutor foram atropleados (pra não dizer esquecidos). Engatar o esguicho, desenrolar a mangueira até o fim, caminhar cavalgando, com passadas largas (e desesperadas!) e ficar atento à pressão da água para não ser lançado para trás. A pior frustração é que nesta etapa ainda não tinha água. E mesmo assim ainda fomos os últimos. Nossa punição: Fomos as vítimas na casa da fumaça e na casa do incêndio. Arght!

Transportando a vítima

Imobilizar a vítima parece tarefa fácil. Faz pra ver?


Imobilizando a vítima

Esta é a turma completa


Local do treinamento: RADICAL CENTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário